Diferentes tipos de Cloud Computing. Qual a melhor nuvem para o meu negócio?

Quando falamos em Cloud Computing, muitas coisas vêm em nossa mente. Em alguns posts anteriores esclarecemos dúvidas recorrentes e citamos vantagens dessa nova tecnologia.

Este artigo discorrerá sobre os tipos de Nuvens, e te ajudará a entender qual é a melhor solução de Cloud Computing para a sua empresa.

Para começar, a Computação em Nuvem é dividida em 3 categorias. Elas podem ser públicas, privadas ou híbridas.

A mais popular de todas é a Nuvem Pública. Fornecida por grandes empresas de datacenter, o provedor se encarrega da hospedagem, manutenção e proteção dos dados, como a Google. O custo é compartilhado pois todas as firmas assinantes desse serviço dividem os valores.

Já a Nuvem privada é ambientada dentro da companhia, não precisa ser no espaço físico, mas obrigatoriamente dentro do firewall e gerida pela própria equipe de TI. Essa nuvem atende unicamente à empresa e todas as suas unidades de negócio. O grande benefício é que a companhia tem total controle de todos os dados, sem se preocupar com a segurança deles.

Pelo próprio nome já é possível entender o que seria a Nuvem híbrida. Uma junção do modelo público com o privado, mantendo parte dos recursos na infraestrutura interna e outros na nuvem pública. Este modelo serve para manter seguro o que precisa de mais cuidado e outros serviços na nuvem publica, equilibrando os gastos. A nuvem híbrida soma o que há de melhor em cada uma das modalidades.

Cada negócio possui uma estratégia e uma governança corporativa. Junte sua equipe e veja o que mais se adequa. Otimize tempo, dinheiro e maximize suas forças.

Veja as nossas soluções de Cloud Computing.

 



Deixe uma resposta