O que é Cloud Computing e para que serve?

A tecnologia de Cloud Computing vem ganhando mais espaço e força em todo mundo. Muitas empresas já perceberam seu grande valor e estão se atualizando para usufruir de todos os benefícios que essa tecnologia oferece.

Mas aí surge a pergunta: o que é Cloud Computing e como isso pode interferir positivamente nos meus negócios?

Bom, por incrível que pareça, esse conceito é bem fácil de ser explicado e está diretamente ligado ao uso da internet. Trata-se da utilização de computadores e servidores compartilhados que podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento desde que você esteja conectado à rede.

Para ilustrar isso podemos usar o serviço do Dropbox. Ele é um programa online aonde você carrega suas informações, para que posteriormente você possa utiliza-las mesmo que não tenha acesso ao seu computador.

É assim que a Cloud Computing funciona. As informações não estão armazenadas no próprio dispositivo e sim na Nuvem, permitindo o acesso a essas informações utilizando qualquer outro computador em que você faça o login.

Sim, é simples assim. Você não precisa mais gastar dinheiro comprando equipamentos para armazenar os dados da sua empresa e muito menos ter medo de que algum dano possa acontecer com seus computadores e backups, pois tudo está salvo na nuvem, sem risco de ser perdido.

Assim como o scanner veio para diminuir o espaço gasto com armazenamento de papel, a Cloud Computing veio para otimizar o espaço e capacidade dos seus hardwares e memória aumentando o ciclo de vida, e consequentemente, diminuindo os gastos.

Além desses benefícios, a cooperação entre colaboradores tornou-se muito mais fácil. Agora toda uma equipe pode fazer um documento e edita-lo simultaneamente, pois a nuvem é atualizada em tempo real, permitindo uma rápida interação e otimização de tempo e dinheiro.

Veja como o Cloud Computing pode melhorar o seu negócio e otimizar os fluxos de trabalho.



Deixe uma resposta